segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Suber

este suber é fruto de uma troca.... A planta tem apenas um ano de vaso e apresenta uma resposta muito boa e veio assim com esta rebentação para as minhas mãos, mas o plano passa por reduzir bastante para o ano, por isso as fotos vão de encontro a redução que quero fazer..

2 comentários:

  1. Viva Rafael.

    Bonito o tronco.Uma cortiça compactada.O pé do tronco tem um afunilamento que até é capaz de dar um carisma á arvore (ou remendar mais tarde,não sei depois a opção que achas melhor).Pela foto, a 5ª do "post" desse angulo dá um efeito turtuoso como são na realidade nos campos (por a foto).

    Não sou ninguém para dar conselhos,faço tantas asneiras com os projetos que tomara eu saber evitar.Mas pelos Chaparros que já perdi,sei que são bastante manhosos.
    Criam guias de 2 metros durante um ano e mais,sem lançar uma raiz.
    Vamos escolher ramas com a tessoura e no outro dia está completamente seco.
    É uma "raça" que precisa de bastante tempo para se ambientar e estabilizar e decidir que quer passar bastantes anos num vaso.
    Duas ou três rebentações Primaveris para começar a pensar que se tem uma base para trabalhar como Bonsai,ganhar força e raizes sem lhe tocar.

    Não é por acaso que num país de Sobreiros por todos os cantos e lados para recolher,de limpezas de terrenos ,de filhos das arvores mãe que são arrancados pelos agricultores propositadamente para não tirar a força á arvore principal,etc,bonitos ou feios ,quase todas as pessoas que se aficionam pelo Bonsai já provou a especie.E nem por isso sobraram muitos vivos passados 3 ou 4 anos.

    Parabéns pela tua visão com os projetos.

    Cumprimentos
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. boas rodrigo, realmente os sobreiros são realmente perigosos, mas este pelo menos emitiu raízes pois está no chão e agarrou-se literalmente a este, de qualquer maneira não pretendo fazer grande coisa vou deixar mais um ano sem lhe mexer, não toco sequer na massa verde... espero no futuro fazer uma redução de altura bastante considerável e sim a frente será a foto numero 5

    obrigado pelo comentário
    abraço

    ResponderExcluir